Aos pais de primeira viagem, entenda que seu papel é fundamental desde a gestação. Embora seja a mãe que esteja carregando seu filho (a) no ventre, existem “N” maneiras de criar vínculos com o bebê e ajudar sua companheira nesse momento.
Seja um pai de primeira viagem participativo
Participe do pré natal indo às consultas e ultrassons. Acompanhar o desenvolvimento gestacional vai criar um vínculo entre você e o bebê. Fique por dentro dos exames que devem ser feitos, da alimentação que deve ser seguida e dos hábitos que devem ser mudados. Assim, você poderá ajudar a cuidar da saúde da sua companheira e do bebê.
A figura paterna
O papel do pai na gestação é mais de coadjuvante. O pai serve para dar suporte à mãe. Esse papel começa a ganhar mais destaque quando o bebê nasce. Dizem que o verdadeiro pai nasce quando o homem segura seu filho no colo pela primeira vez. Até então, o pai não se sente realmente pai e algumas vezes se sente um peixe fora d’água.
Converse com a “barriga”, assim o bebê vai assimilando sua voz e você vai fortalecendo o vínculo com ele.
Seja antenado
Pesquise sobre cuidados com o bebê, sobre o que um bebê precisa, sobre gestação… Enfim, tudo que tem a ver com o bebê. Aprenda como dar banho, trocar fralda, como saber se o bebê está com cólica, sinais de parto, cuidados do puerpério… Se possível faça um curso, que vai ajudar bastante. Normalmente esses cursos são ministrados na própria maternidade.
Mãos à obra!
Ajude nos preparativos.
Ok, as mulheres sabem que compras são chatas para os homens. Ainda mais quando você não entende nada de roupa de bebê. Não saber o que é um mijãozinho, body, tiptop, cueiro, naninha e todos esses nomes estranhos só piora as coisas.
Mas que tal ajudar a escolher os móveis do bebê? Sua mulher pode se bater um pouco com as medidas do cômodo, o que vai caber, quais móveis tem mais qualidade em material e acabamentos e nisso você pode ajudar. Ou, melhor ainda, botar a mão na massa e pintar o quartinho, instalar prateleiras e nichos, etc.
Opinar sobre a escolha do carrinho de bebê e sobre a cadeirinha para o carro também pode ser bem interessante. Muitas vezes, essa compra será mais divertida para você do que para sua esposa.
Atenção especial à mamãe
Principalmente no último trimestre da gestação, a mulher se sente mais cansada e está mais limitada por conta do crescimento da barriga. Pode ser comum que ela peça ajuda para amarrar um tênis, por exemplo.
Seja paciente. Entenda que sua esposa está com os hormônios todos alterados e as mudanças de humor podem variar.
Pró atividade nesse momento é muito importante.
Dividam as tarefas. Fique com as mais pesadas ou cansativas.
Faça massagens e mime ela.
Faça uma comidinha que ela gosta ou peça um delivery. A mamãe ficará contente com a sua participação e isso vai fortalecer o vínculo com seu pequeno.
Se você é mãe e gostou desse post, compartilhe com o papai. Comentem se esse post foi relevante para vocês. Uma ótima semana a todos!
Comments