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10 tipos de Exercícios físicos para gestantes - o que pode e o que não pode


Exercícios físicos para gestantes: são recomendados?

Sim! Hoje em dia, os obstetras recomendam a prática para grávidas saudáveis desde o início da gestação até as últimas semanas antes do parto. Claro que com algumas restrições. Além de ajudar na manutenção do peso durante a gestação, outros benefícios podem ser citados. Veja a seguir:


Quando as gestantes podem ou não praticar exercícios físicos

Praticar exercícios em qualquer fase da vida faz bem à todo mundo. No caso das mulheres grávidas, só devem praticar seguindo orientação médica. Letícia Girata, mãe da Alice, sempre fez atividades físicas. As orientações do seu obstetra foi que continuasse normalmente, com a ressalva de fazer apenas exercícios de baixo impacto nos 3 primeiros meses de gestação e nas últimas semanas.

Lembrando que quando a gestação é de risco ou há descolamento de placenta, é desaconselhável exercitar-se. Haphisi Hoenig, mãe da Selena, tinha placenta prévia (situação em que a placenta se desenvolve na parte de baixo do útero), caracterizando gestação de risco. “Eu tinha começado a fazer treinamento funcional antes da segunda gestação. Continuei, diminuindo a intensidade ao descobrir a gravidez. Ao ter o primeiro sangramento, fiquei em alerta. Logo no segundo ultrassom, o médico diagnosticou placenta prévia e me proibiu de fazer qualquer atividade na academia e também algumas atividades do dia a dia como varrer a casa e segurar meu filho mais velho no colo (na época com 1 ano e meio)”


5 Exercícios físicos liberados para gestantes

  1. Caminhada Por ser uma atividade física de baixo impacto, recomenda em todas as fases da gestação. Em seu livro Grávida em Boa Forma - Seu Guia de Exercícios e Dieta para Antes e Depois do Parto, Angélica Banhara cita várias dicas sobre caminhada durante a gravidez. “Aumenta a capacidade respiratória, favorece o transporte de oxigênio e de nutrientes para o bebê e melhora a circulação, diminuindo os riscos de retenção de líquido, varizes e hemorróidas. 3 vezes por semana, por 30 minutos está de bom tamanho e pode ser realizada mesmo para quem não tem costume.

  2. Pilates Melhora o equilíbrio, consciência corporal, fortalece os músculos e o assoalho pélvico e é ótimo para a postura, Pode ser praticado de 2 a 3 vezes por semana, sempre com profissionais especializados em gestantes.

  3. Hidroginástica Atividade clássica para as gestantes. Isso porque as atividades na água reduzem qualquer impacto. Ajuda a reduzir dores nos pés e na coluna e inchaço nas pernas. Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana, durante toda a gestação.

  4. Alongamento e ioga Os alongamentos podem ser feitos diariamente, até mesmo pelas grávidas sedentárias. Além de melhorar a flexibilidade, ajuda no equilíbrio e relaxamento e pode prevenir dores.

  5. Musculação leve Gestantes que já praticavam musculação podem continuar fazendo, porém diminuindo pela metade a carga usual. A musculação fortalece os músculos e ajuda na manutenção de peso. Lembre-se de exercitar-se sempre com auxílio de um profissional de educação física. Prefira exercícios em máquina pois oferecem menor risco de acidentes.

5 Tipos de exercícios físicos que a gestante NÃO pode praticar

  1. Abdominal Aumentam a pressão no abdômen além de serem desconfortáveis com o crescimento da barriga.

  2. Jogos com bola e de contato Por motivos óbvios, pode causar acidentes e são altamente desaconselháveis. Já imaginou levar uma bolada ou uma cotovelada na barriga?

  3. Saltos Considerada uma atividade de alto impacto. As grávidas devem evitar as aulas de jumping ou atividades que envolvam saltos.

  4. Lutas e artes marciais Podem ocasionar acidentes, quedas e pressão abdominal. A não ser que a mulher já praticava essa atividade e tenha muita experiência, não é aconselhável.

  5. Musculação pesada Evite a sobrecarga na coluna, joelho e assoalho pélvico. Exercícios na posição deitada são desaconselhados, já que diminui o retorno venoso e podem até causar vertigem.

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